BlogBlogs.Com.Br

A Produção Cultural e a Indústria Cultural

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
O Tema me foi sugerido pelo simpático "Edmar Roberto" a respeito do tema / título. Bem, algumas considerações são necessárias....

Olá Polvinhos e Polvilhos,

Como passaram o ano? Espero que bem...

Ano passado (heheh) recebi um comentário / e-mail com uma carta pública sugerindo que eu a publicasse ou comentasse...

A carta você encontra aqui o tema, como podem ler (aqueles que desejarem) é, de certa forma polêmico.

Quem leu a entrevista que dei sabe mais ou menos o que penso do assunto.

Uma vez li uma frase de um crítico da folha (foi em 2000, não lembro o nome dele...) dizendo que:

Somos todos parte de uma indústria cultural. Acho um pouco esquizofrênico negar isso.

De fato.  Somos todos parte de uma indústria, ainda que ela nos tenha negado, ou que tenhamos negado a ela... se for o caso (temos sempre que lembrar dos que têm mania de grandeza né gente...).

Edmar fala da importância de ressaltar artistas que não estão expostos na grande mídia, que ele chama de indústria. Concordo e discordo.

Primeiro porque a indústria vive também dos que não estão expostos, ou que são expostos apenas quando levam um tiro (ou três). Sim, porquê eu me lembro de onde veio Wagner Moura ou Lázaro Ramos.

E com que idade apareceram para a mídia. O que me preocupa não é a falta de exposição na mídia (e sua consequente falta de patrocínio), mas a falta de interesse artístico em exercer sem ela.

Sim, porque ninguém vai me convencer que a maior parte dos atores querem atuar. Ou aprender.

Mas a indústria cultural não é teatro. Aliás, sua menor parte é o teatro. Na música Edmar cta o Racionais MCs como "principal desafio ao predomínio dos filtros comerciais da 'indústria' " .

É Edmar, "possa ser que seje" como dizemos no interior...

Mas a que se ver que o Hip-Hop, criou-se justamente fazendo um paralelo com a grande mídia. Tenho sérias críticas ao que tem se tornado hoje, mas temos que ter em mente que ele se propaga mesmo é na periferia, em radios comunitárias e por isso mesmo não precisa da mídia.

A crítica vem justamente do alcance limitado deste tipo de ação e sua capacidade em mudar o macro. Mas são outros quinhentos, o fato é que Racionais MCs são exceção com outros poucos do Hip-Hop bem feito... E não se pode desprezar o Hip-Hop mal feito. Vide a música negra americana em exposição que nada tem de protesto.


(se pedirem minha opinião RAP não é música, aliás não é mesmo, a definição diz isso Ritmo e Poesia, música conta, sempre, com melodia... o que não desmerece o RAP como movimento social, aí sim, sua principal importância)

Enfim, para encerrar com alguma conclusão, pois assim pede o bom senso, é preciso dizer que se a grande mídia trás um gesso à criação artística, trás também, patrocínio, exposição e conforto (e fama, para você que a quer...tá tudo bem, não precisa admitir publicamente, fica sendo nosso segredinho...).

Edmar, se me perguntar, eu te direi que prefiro viver com certo conforto mas que não abro mão da minha conduta ética. E que o pequeno artista (em exposição, não me xinguem) tem sérias limitações quando o assunto é "mudar o mundo".

Axé pra todas e todos.

0 turradas:

Postar um comentário

Regras para comentários (e boa conduta)

- Não coloque seu site / blog no corpo do comentário (há espaço específico para isso logo após "comentar como:")
- Comente algo relacionado ao post (exceção feita aos elogios em geral, porque ninguém é de ferro)
- Seu e-mail não será divulgado...

Aqui não há censura seguiu estas regras, será publicado. Não seguiu, será 'zoado'.

 

Turrar : teatro, tv e cultura Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template