BlogBlogs.Com.Br

Crítica: Distrito 9

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
Um filme sobre ET's ? Pode ser. Um filme sobre política ? Pode ser. Mais do que isso, é um filme sobre Humanos.  Hoje, a crítica dele feita por mim.



Antes de mais nada reproduzo aqui uma frase do diretor estreante Neill Blomkamp:

"'Distrito 9' não é sobre política, apartheid ou segregação. Mas para mim, qualquer filme que se passe na África do Sul terá esse pano de fundo"
Se você esteve em outro planeta nas últimas semanas, fique sabendo que o filme se trata de um grupo de ET's que chegam à Terra pela África do Sul, com problemas na nave. Sabe-se que os habitantes estranhos acabam por se instalar em Johannesburg onde são mantidos em zona militarizada, separados dos terráqueos.

O Filme se inicia com um clichê bem funcional. Câmera na mão, reproduz-se um Reality Show onde o protagonista é responsável pelo "bem-estar" social dos estranhos.

O começo do filme evita mostrar os ET's de perto, como que se eles causassem nojo, coisa que, de fato, acontece. Você é levado a crer que não tem problema tratar esses seres como lixo, porque, afinal, nem humanos são.

Ai de quem disser que o filme trata do apartheid. 

A força policial não difere muito daquilo que vemos em qualquer favela. Moradores são levados a assinar o que mandam para que se cumpra a lei. Em parte, é claro. 

O filme aos poucos ganha força e o que era Reality Show passa a ser 'apenas' câmera na mão, muito embora ainda coloque "letrinhas ao estilo Cloverfield" com o perdão do informal.

Trás ainda claras referências a filmes diversos (como o sábio leitor deverá ter lido em outros lugares) como Robocop, Alien entre outros. Mas inova.

Não apenas por mostrar seres, teoricamente, inferiores aos humanos; mas também por mostrar como podem ser humanos os ET's e desumanos os humanos. É disso que se trata o filme.

Tem como mérito ser um filme que fala de política sem falar. Ou seja, goste você de política e fará com toda certeza associações políticas. Caso prefira o estilo "política não se discute" verá um ótimo filme de Ficção Científica.

Vale lembrar que o filme foi feito em baixíssimo orçamento e sem ajuda [direta] de Hollywood. Ganhou uma série de festivais e foi visto por Peter Jackson que resolveu bancar sua distribuição mundial.

Vale a pena.

0 turradas:

Postar um comentário

Regras para comentários (e boa conduta)

- Não coloque seu site / blog no corpo do comentário (há espaço específico para isso logo após "comentar como:")
- Comente algo relacionado ao post (exceção feita aos elogios em geral, porque ninguém é de ferro)
- Seu e-mail não será divulgado...

Aqui não há censura seguiu estas regras, será publicado. Não seguiu, será 'zoado'.

 

Turrar : teatro, tv e cultura Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template