BlogBlogs.Com.Br

Vale-Cultura

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
Você já ouviu falar do vale-cultura? Sabe como funciona?

Pois o Vale-Cultura é um projeto que será encaminhado em regime de urgência aos deputados federais e depois repassado ao Senado. Imaginou o trabalhador recebendo um dinheiro para gastar especificamente com cultura?

Você já ouviu falar do vale-cultura? Sabe como funciona?

Pois o Vale-Cultura é um projeto que será encaminhado em regime de urgência aos deputados federais e depois repassado ao Senado. Imaginou o trabalhador recebendo um dinheiro para gastar especificamente com cultura?

Pois é exatamente isso o que vai acontecer, caso o projeto passe em sua totalidade, o assunto me veio novamente a cabeça depois que respondi uma entrevista (jornal laboratório do UniSant'Anna através da simpática Sâmia Gabriela).


A pergunta era sobre uma declaração da Soninha de que se o governo não diz ao trabalhador onde deve gastar o VR (desde quando o governo dá VR?) portanto também não deveria dizer ao cidadão onde gastar o tal vale cultura.


Se por um lado eu concordo, não quero governo nenhum me dizendo qual peça ou filme assistir, por outro quando o governo não diz nada o cidadão acaba sendo empurrado (de novo a culpa é da mídia rs) para as grandes produções, seja pela propaganda seja pela cultura de celebridades já criada.


A questão para mim (ao contrário do que disse na entrevista) é simples: Enquanto a cultura não for rotina da população viveremos sempre pegando migalhas de financiamentos públicos e, ainda que isso mude, fazendo teatro para atores, diretores e afins (claro existe sempre a chance de fazer uma novelinha...).


Enquanto não houver nos grandes e pequenos centros, escolas de teatro públicas de qualidade (e não apenas um ou outro workshop de qualidade lamentável) e a população não souber que a arte pode ser um meio de vida não terá vale cultura que salve a humanidade.

3 turradas:

Erick Tozzo on 2 de setembro de 2009 às 11:48 disse...

Concordo contigo...o caminho é a educação ( com qualidade ) e o direcionamento de informação de forma coerente e sendo utilizada como ferramenta de tranformação e inclusão social.
Abraço

Fabiano on 2 de setembro de 2009 às 13:08 disse...

O vale cultura não será aplicado como uma sugestão do que assistir pelo governo. Na realidade o projeto é para que as empresas privadas utilizem o vale cultura como benefício para os funcionários. Será com um vale-refeição. O beneficiário poderá escolher como usar seu vale cultura, cinema, teatro, circo, exposições. Acredito que ajude o povo a ter mais vontade de conhecer a arte, mas o mais importante deve ser feito nas escolas, motivando os alunos a compreender a arte e suas tecnicas!

Anônimo disse...

Fabiano,

Na verdade ainda não sabemos como será... em princípio será como o vale transporte, mas meu ponto é que o trabalhador acaba sendo levado à assistir ao que todos assistem, ou seja, filmes e peças com globais...

Postar um comentário

Regras para comentários (e boa conduta)

- Não coloque seu site / blog no corpo do comentário (há espaço específico para isso logo após "comentar como:")
- Comente algo relacionado ao post (exceção feita aos elogios em geral, porque ninguém é de ferro)
- Seu e-mail não será divulgado...

Aqui não há censura seguiu estas regras, será publicado. Não seguiu, será 'zoado'.

 

Turrar : teatro, tv e cultura Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template