BlogBlogs.Com.Br

Memória: Meierhold

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
Depois de algumas poucas horinhas de sono cá estou eu novamente, e hoje vou contar um pouco da história de Meierhold, um cara (vejam como sou íntimo dele) do teatro russo que trabalhou com o (mais famoso, um pouquinho) Stanislávski...
É meu caríssimo leitor e minha rara leitora,

Vamos falar de teatro?

Karl-Theodor-Kasimir Meierhold (ou Meiergold se preferirem...) nasceu em 1875 na Rússia. Você deve estra se perguntando o que demônios esse sujeito fez para ser lembrado.

E eu vou responder que ele é, injustamente, pouquíssimo lembrado aqui em terras brasilis o que, no entanto, não quer dizer absolutamente nada. Este rapaz foi um dos responsáveis pela existência do Stanislávski. E se você ainda não sabe quem foi esse outro russo, saiba que Holywood deve muito a ele, mas esta é uma outra história...


Se você gosta de teatro a história a seguir vai lhe interessar por inteira, se gosta de cultura também. No entanto, se gosta de Vódka vai gostar só do início...

Oitavo, sim oitavo, filho de de um judeu (ok, se você for um acadêmico vai me corrigir dizendo que não há certezas até aqui, mas se não for é um dado interessante...) alemão que adotou o Luteranismo e fez fortuna com uma destilaria de Vódka (nada mais russo).

Nascido, como você poderia supor, em uma época não tão democrática (o eufemismo está na moda) onde o regime era o czarista, sua mãe recebia desde sempre em sua casa artistas e intelectuais que passavam pela cidade ou que estavam confinados nela, por motivos que você vai ter que imaginar...(não precisa muito...)

A parte que mais gosto (e me indentifico) é que ele levou apenas 11 anos para concluir as 7 séries do ginásio rússo. Mas já nessa época começou a se interessar ao que era importante se aplicando nos estudos de violino e piano além de afinar seu gosto musical.

Demonstrava interesse também pela arte dos provincianos comediantes que passavam por ali. Já no ginásio deu seus primeiros passos como intérprete fazendo algumas peças e escreveu algumas críticas teatrais (mas escapou dos Trolls ao contrário de mim...).

Vejam só, para não ingressar no exército do  Kaiser (já que era alemão) adotou em 1895 a cidadania russa e se converteu ao cristianismo e trocou seu triplo prenome (tá escrito lá em cima não vou repetir...) pelo mais simples (?!?!) Vsévolod em homenagem a um contista que havia conhecido alguns anos antes e que acabou por suicidar(-se).

Em 1895 foi a Moscou para ingressar na faculdade de direito, onde se manteve por pouco tempo já que escapava constantemente ao Teatro de Máli, onde pudia aplaudir ao invés de julgar... No ano seguinte voltou a sua cidade (Penza) onde se casou com uma atriz de um pequeno grupo local.

Neste mesmo ano resolveu adotar um movimento de jovens estudantes, escritores e artistas que consideravam formar um Teatro do Povo com a intenção de promover a elevação da massa popular (Ah, esses malditos comunistas...).

Voltou então no ano de seu casamento para Moscou onde fez o teste e foi aprovado para o Instituto Dramático e Musical onde foi aluno do Dântchenko (Chupa Wikipédia) que disse o seguinte do rapaz:

"Como ator ele não parecia aluno. Denotava certa dose de experiência e dominava os papéis com inusitada rapidez. Além disso manejava notável variedade de papéis..."

Mais tarde Meierhold construiria uma nova forma de teatro. Encontrou Stanislávski e formaram um estúdio onde ambos desenvolveram artes contrapostas. O que era para ser união os separou. Meierhold gostava de um teatro, por assim dizer, mais arte e menos real. Já o outro gostava de um teatro mais realista.

Mas essa história termina no próximo sábado...

0 turradas:

Postar um comentário

Regras para comentários (e boa conduta)

- Não coloque seu site / blog no corpo do comentário (há espaço específico para isso logo após "comentar como:")
- Comente algo relacionado ao post (exceção feita aos elogios em geral, porque ninguém é de ferro)
- Seu e-mail não será divulgado...

Aqui não há censura seguiu estas regras, será publicado. Não seguiu, será 'zoado'.

 

Turrar : teatro, tv e cultura Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template