BlogBlogs.Com.Br

Hesíodo

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
Você pode até não saber quem ele é. Ou sabe e está me corrigindo dizendo que a frase deveria ser: "Você pode até não saber quem ele é ele foi." Acontece que este é um post sobre um homem que nasceu e viveu por volta de 700 a.C ... E para um grego desta época se tornar imortal era tarefa simples, mas vamos lá...
Você pode até não saber quem ele é. Ou sabe e está me corrigindo dizendo que a frase deveria ser: "Você pode até não saber quem ele é ele foi." Acontece que este é um post sobre um homem que nasceu e viveu por volta de 700 a.C ... E para um grego desta época se tornar imortal era tarefa simples, mas vamos lá...

Hesíodo pertenceu ao que chamamos de Grécia Arcaica. (e daí?) Daí que esqueça democracia, teatro e afins, isso tudo que você provavelmente já ouviu falar só virá depois de alguns anos. E por que raios fazer um post sobre Hesíodo?

Homero você provavelmente conhece ou já ouviu falar. (finja pelo menos...) Ok, vamos popularizar, Ilíada e Odisséia você provavelmente ouviu falar. Se não ouviu falar ao menos soube de um filme ("Tróia") com o Brad Pitt. (ufa!) Não vou comentar do filme para não ficar ainda mais decepcionado com o mundinho insano em que vivemos (ou não é insano você saber quem é Mara Maravilha e não saber quem foi Hesíodo?).

Fato é que este tal de Homero é conhecido por inaugurar (na verdade não é bem assim, mas vamos ao ponto, né?) um gênero literário chamado Épica.

O que marcou essa tal de Grécia Arcaica foi o REssurgimento da escrita (Ah, daí que veio o maldito 'delta' do maldito 'báscara' da não menos maldita 'fórmula de báscara'? Sim meu caro, as coisas estão ficando mais próximas...).

Esse 'Homero' não escreveu coisa nenhuma. Apesar do que costumamos dizer, ele 'apenas' criou oralmente um poema composto de mais de dez mil versos. Não é tão difícil quanto parece (mas ainda beira o impossível) se você pensar que o poema era inteiramente ritimado e com fórmulas que hoje poderíamos chamar de refrão (mas não era cantado, era recitado).

Mas e o Hesíodo, você me pergunta. Bem, Hesíodo escreveu algo que muitas vezes é confundido com Épica, já que usava fórmulas e ritmo parecido (muito mesmo) com os do Homero. Acontece que se a épica de Homero contava os feitos dos varões (é isso mesmo, mas hoje chamaríamos de heróis) as duas obras que chegaram até nós falam, respectivamente de... CALMA!

Vamos primeiro ver o que diz a wikipédia:

"Também conhecida por Genealogia dos Deuses, é um poema mitológico de Hesíodo (séc. VIII a.C.). Trata da gênese dos deuses, descreve a origem do mundo, os reinados de Cronos, Zeus e Urano, e a união dos mortais aos deuses, desta forma nascendo os heróis mitológicos. As personagens representam aspectos básicos da natureza e do homem, expressando assim as idéias dos primeiros gregos sobre a constituição do universo."

Ok ninguém mais confia na wikipédia, nem eu... então vamos a algo um muito melhor, do Dicionário Oxford de Literatura Clássica (grega e latina):

O poema, que se refere em seu exórdio a Hesíodos como se tratasse de um escritor mais antigo, conta a história e a genealogia mitológicas dos deuses, começando com o caos primordial. (...) O restante do poema é constituído  talvez por adições posteriores, é uma continuação da genealogia divina.

Ela continua mas basta (informação demais emburrece). Agora, pára e pensa.

Teatro começou onde? Teatro na grécia sem os deuses? Deuses sem Hesíodo? Viu como é bizarro você ter ouvido falar da Mara Maravilha e não ter a menor idéia de quem foi / é Hesíodo ?


em tempo: Para os gregos você se tornaria imortal por conta dos seus feitos, ou na guerra ou na arte.

0 turradas:

Postar um comentário

Regras para comentários (e boa conduta)

- Não coloque seu site / blog no corpo do comentário (há espaço específico para isso logo após "comentar como:")
- Comente algo relacionado ao post (exceção feita aos elogios em geral, porque ninguém é de ferro)
- Seu e-mail não será divulgado...

Aqui não há censura seguiu estas regras, será publicado. Não seguiu, será 'zoado'.

 

Turrar : teatro, tv e cultura Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template