BlogBlogs.Com.Br

Precisa-se de atores para trabalhar de graça...

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
Atores de teatro, bem como atrizes de teatro com toda certeza já ouviram proposta semelhante. Trabalhar de graça é crime? Pedir para que trabalhem de graça é? Atores e Atrizes devem se submeter a tais situações? O tema não é tão simples como aparenta e costuma gerar certa polêmica...

PRECISA-SE DE ATORES / ATRIZES para trabalho assim e assado em tais e tais dias. O trabalho não será remunerado porém há ajuda de custo para transporte e alimentação...

O aviso acima pode parecer comum, mas não deveria. Sim, minha posição é totalmente contrária.

Imaginem a seguinte situação:

Um dentista (sempre uso dentistas como exemplo) recém formado, e, portanto ainda sem clientes, resolve abrir seu consultório. A primeira coisa que faz é colocar um anúncio pedindo:

- Faxineira
- Secretária
- Dois assistentes

Todos para iniciarem os trabalhos gratuitamente, paga-se, claro, o transporte e alimentação, mas deixa claro que a situação é só no começo, até que ganhar clientela.

NENHUM. Repito NENHUM ser humano aparecerá. Ainda mais se houver uma entrevista para o emprego. Então porque é que os atores e atrizes devem se submeter a isso?

É simplesmente um absurdo que alguém ache NORMAL que se trabalhe de graça.

Os argumentos a favor são sempre variações do mesmo tema:

- Produções pequenas, cineastas iniciantes etc. etc.

Oras bolas e carambolinhas, as produções pequenas não tem de pagar cenário, figurino? Ou tudo brota do chão (é certo que há inúmeros casos de que brotem dos atores mesmo)? Cineastas iniciantes não pagam absolutamente nada para ninguém? DU-VI-DO.

TCC não precisa pagar maquiagem, figurino, cenário, locação? Oras, inclua-se também os gastos com atores. Ou que não se exijam atores. Que se utilizem de estudantes de teatro (repare que não disse a idade), formandos e afins...

Ser ator ou atriz no Brasil É UMA PROFISSÃO. Não se pode, simplesmente aceitar o argumento de "Amor pela Arte". Amor pela arte devem ter todos envolvidos na arte, mas o salário nada tem com isso. Absurdo ainda maior é existir TESTES para trabalho sem remuneração.

ATORES E ATRIZES ACORDEM!!! É preciso se dar o devido valor, ou ninguém mais o fará. Meu dentista (ótimo por sinal) adora o que faz. A ponto de me atender aos sábados pela manhã, pelo motivo único de que eu não posso em nenhum outro dia. Mas ele nunca deixou de me cobrar por isso. E ESTÁ CERTÍSSIMO.

Parem com essa baboseira de trabalho pelo amor a arte e afins... Ou paguem seus aluguéis com amor.

E tenho dito.

2 turradas:

Semíramis F. Alencar Moreira on 29 de setembro de 2009 às 12:14 disse...

É Victor- Pensei que o desacaso com a profissão estava restrito à educação, mas vi que na arte a gente também toma bons tropeços...
Amar a profissão é uma coisa: por mais que a gente ganhe pouco ou não seje tão reconhecido, vale a pena por em prática tudo aquilo que aprendeu e sonhou - você na arte, eu na educação.
Só que é muito duro você ser selecionado num greupo de professores, dar dois três meses de aula sem pagamento, não ter registro em carteira, garantias trabalhistas ou a condição humana respeitada...
Há os oportunistas de plantão - aproveitadores que sempre descolam uma graninha extra aqui, um desviozinho de verbas ali, um percentual acolá - os braçais ficam a ver navios. Hora de dizer não para acabar com esse abuso!Ainda que isso represente ficar sem trabalho.

Um abraço

Anônimo disse...

"Ou paguem seus aluguéis com amor". Haha.. Muito bom texto.

Postar um comentário

Regras para comentários (e boa conduta)

- Não coloque seu site / blog no corpo do comentário (há espaço específico para isso logo após "comentar como:")
- Comente algo relacionado ao post (exceção feita aos elogios em geral, porque ninguém é de ferro)
- Seu e-mail não será divulgado...

Aqui não há censura seguiu estas regras, será publicado. Não seguiu, será 'zoado'.

 

Turrar : teatro, tv e cultura Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template