BlogBlogs.Com.Br

Hilda Hilst e a Casa do Sol

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
Pois é meu polvinho, vendo uma comunidade no orkut acabei lendo que a Casa do Sol estava abandonada, como não sou de acreditar em tudo que leio resolvi vir até aqui (cá estou em plena Casa do Sol) e constatar que era mesmo mentira o comentário feito. Aproveito e conto um pouco da história toda...


Muito bem,

Eis que estamos em pleno século XXI, liberdade de fantasiar imprensa, nada de censura e neguinho abre a boca para falar do que bem entender, mesmo que não entenda nada...

Hilda Hilst, paulistana de Jaú, nascida a 21 de abril de 1930 é tida como uma das principais autoras da literatura em língua portuguesa (Chupa Paulo Coelho!!) viveu por praticamente 40 anos na Casa do Sol.

Em 1965, considerando essencial para sua vida literária uma mudança de ares começa a construir o que viria a ser Casa do Sol. Muda-se em 1967 permanecendo na mesma residência até seu falecimento. Foi nesta moradia, portanto, que escreveu 80% de sua obra.

Ainda em vida fez parceria com a editora Globo, para a re-publicação de sua obra completa.

Foi um divisor de águas na obra de Hilda. Depois disso ela passou a ser muito bem distribuída e as pessoas passaram realmente a conhecê-la e ler sua obra.

Palavra de Daniel Fuentes, hoje herdeiro dos direitos autorais.

Mas a história não começou nele. Antes, seu pai (José) Mora Fuentes, amigo de muitos anos de Hilda e que, inclusive, viveu na mesma casa por um longo período (basta dizer que começou a morar nela em 1968) e que permaneceu (quase solitariamente, além de sua própria família) ao lado da poeta (você pode até achar que se diz poetisa mas Hilda não diria o mesmo...) iniciou o "Instituto Hilda Hilst - Casa do Sol Viva" cujo principal objetivo é divulgar e manter viva na cultura brasileira a obra de HH.

Faz muitos anos que conheço a Casa. E muitos anos que acompanho a batalha épica para manter os quase 40 cachorros (outra paixão de HH e Mora Fuentes), que não só vivem na casa, mas comem e são atendidos por um veterinário (eu mesmo o vi retirando alguns espinhos dos cães, resultado da briga da matilha com um porco-espinho).

Daniel faz questão de dizer que não é sacrifício nenhum cuidar dos cães.

Afinal, meu pai morou aqui por 30 anos, minha mãe por 20 e eu nasci aqui...Eles fazem parte da casa e não são de modo algum estorvo.
Mas são 40. Não é preciso dizer que Hilda ganhou alguns prêmios, ainda assim:

- Prêmio Anchieta de Teatro em 1969, com o Verdugo.
- Prêmio APCA para o conjunto da obra em 1981.
Entre muitos outros...

O Instituto conta, atualmente com:

- 4 escritórios de advocacia.
- 1 projeto de restauro
- Importantes parcerias (entre elas a editora Globo, segundo Daniel trata muito bem a obra e os projetos da Casa)
- Projeto de teatro de arena (que viria atrelado ao projeto de restauro)
- Projeto de biblioteca e residência para artistas e cientistas das humanidades.

Entretanto na dita comunidade é possível encontrar comentários de que é preciso boa vontade para que as coisas dêem certo. E é. Só o projeto de restauro passa da casa dos SEIS dígitos. Mas vamos lá, é o orkut...

O que não dá para aceitar é que a casa esteja abandonada... Eu pelo menos fui muito bem recebido, inclusive pelos simpáticos cães.

Perguntei se Daniel gostaria de deixar uma conta para possíveis doações, a resposta?

Dinheiro? Não... Precisamos é de tempo para conseguir resolver as pendências jurídicas da área da casa (a dívida do IPTU, em negociação, hoje passa dos 2 MILHÕES) pois só assim conseguiremos verbas para restauro e manutenção da casa...Mas tudo está sendo bem encaminhado, só é preciso tempo... É trabalho para gente grande, não basta uma forcinha...

Não é o que acha SAHMARONI, para ele:

quem mora por lá deveria fazer força com as autoridades para que a casa fosse melhorada...e...vou pra pasárgada mesmo.....

É melhor... porque neste planeta as coisas se mexem é com trabalho...



Meu quarto na Casa do Sol, como podem ver muito bem arrumada, obrigado...

2 turradas:

Anônimo disse...

gostei do seu blog e do seu posicionamento "investigativo"!

se o sahm falou certas coisas foi por falta de conhecimento mesmo (e muita paixão!), pois ele é uma das poucas figuras nessa fortaleza de meu deus q conhece com certo aprofundamento a obra da grande porca!!!

o q ker dizer "turrar"?

Blog Turrar on 19 de setembro de 2009 às 15:39 disse...

Obrigado pela visita...Volte sempre... O que quer dizer Turrar?

http://turrar.blogspot.com/2009/08/turrar.html

Postar um comentário

Regras para comentários (e boa conduta)

- Não coloque seu site / blog no corpo do comentário (há espaço específico para isso logo após "comentar como:")
- Comente algo relacionado ao post (exceção feita aos elogios em geral, porque ninguém é de ferro)
- Seu e-mail não será divulgado...

Aqui não há censura seguiu estas regras, será publicado. Não seguiu, será 'zoado'.

 

Turrar : teatro, tv e cultura Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template