Primeiro devo
Primeiro devo contar um pouco da história de Judas Macabeu (e seus macabeuzinhos, digo, judeus): (Macabeus cp 5 vers 1 em diante, é, pois é...)
Começamos a história meio do meio, posto que é a bíblia e não serei eu que vou imitar o Cid Moreira, está certo? Muito bem...
Resolveram acabar (na minha bíblia está exterminar) com a raça dos descendentes de Jacó. Judas, que não é bobo nem nada (e parece muito o Aquiles) resolveu tomar uma atitude um tanto quanto drástica. Eis que para salvar seu polvinho ele desata a matar todos num estilo bem Chuky Norris (que deus me proteja dele) e simplesmente mata a galera toda.
Bom, ao terminar a matança (lá no versículo 68, gente vale a pena é um carnificina só...) ele simplesmente retorna com um:
68. Judas voltou para Azot, na terra dos estrangeiros, derrubou seus altares, queimou seus ídolos, sujeitou suas cidades à pilhagem e em seguida voltou para a terra de Judá.
Beleza? Simples assim...
Tá, e daí? Ok, da história do Macbeth você manja né? Se não manja clica aqui (e se envergonhe, até a wikipédia sabe...)
Pois é um cara que para ser rei simplesmente assassina o rei e se acha superior às leis (não estou xingando judeu nenhum, deixei claro, lá em cima, que havia uma inversão) e que conclui, por conta de uma revelação (no caso com bruxas) que não pode ser morto por nenhum homem saído de uma mulher e que nada o mataria enquanto a floresta não se mover.
No final a coisa se inverte e ele é morto por um homem que nasceu de cesária (coisas de Shakespeare) e um exército camuflado faz parecer de longe que a floresta (é bosque na verdade) está se movendo.
Os dois querem conquistar um reino. Ambos usam da força física para isso, um está com a razão e outro não (se você for judeu ou católico, claro, porque se for um descendente de Esaú vai me xingar a vida toda). Ambos não tem um "círculo familiar" (um tem o irmão e outro a esposa) e por aí podemos seguir associando...
Mas e a Macabéia... Ora, a esta altura do campeonato você já está pra lá de ciente que ela não tinha família e também buscava conquistar seu reino sua hora de estrela. Não mata ninguém, muito pelo contrário sente assim uma coisa por dentro e chega a pedir ajuda do médico: você não tem uma aspirina? To com uma dor aqui no peito, uma angústia...
Judas Macabeu consegue seu reino. Macbeth consegue por pouquíssimo tempo. Macabéia não consegue.
O mesmo tipo de associação pode ser feita para a Ilíada, A Divina Comédia e Os Lusíadas, por exemplo...
Mas essa aí já é uma outra turrada...
2 turradas:
Seus textos são muito inteligentes... tem que ser um louco - ou uma pessoa bastante criativa para postar coisas assim. Você me inspira a sair da mesmice nossa de cada dia - imagine, associar assim, de mão cheia Macbeth, Macabeus e Macabéia... e desassociar tudo ao mesmo tempo. parabéns pelos textos!
Abraços
Semíramis
Pois você acaba de deixar um louco feliz :)
Primeiro pelo elogio, e, depois, por associar a minha imagem com a de um ser tão batuta quanto um louco! :) (ñ é a toa que a imagem que uso para meu "avatar" (?!) é a do Joker...
Postar um comentário
Regras para comentários (e boa conduta)
- Não coloque seu site / blog no corpo do comentário (há espaço específico para isso logo após "comentar como:")
- Comente algo relacionado ao post (exceção feita aos elogios em geral, porque ninguém é de ferro)
- Seu e-mail não será divulgado...
Aqui não há censura seguiu estas regras, será publicado. Não seguiu, será 'zoado'.